15 de outubro de 2008

Canhotos...


Ser Canhoto...

Desde a mais remota idade que o Canhoto vem sofrendo da sua condição. Só porque o destro era e é maioria, o Canhoto foi estigmatizado, sem dó nem piedade.
Excepção à regra é o grego, que foi o único a favor da esquerda, no que se refere ao sinónimo. O termo grego que designa a mão esquerda, tem o sentido de “melhor”.
Será que o Canhoto passou a ser perseguido a partir do dia em que os seguidores de Maomé chegaram ao ponto de afirmar que Deus tem duas mãos direitas?E por que será que a mão esquerda incomoda tanto os destros? Será porque nos textos antigos se estabelece toda uma duradoura ligação do lado esquerdo com o pecado e a tentação?
...
Sabe-se que na idade média a Inquisição iria matar todos os canhotos como praticantes de bruxarias.
E nos países muçulmanos e na Índia, as pessoas não comem usando a mão esquerda, porque é E diz o livro sagrado dos judeus que o Diabo tinha um comandante, o príncipe dos demónios, cujo nome significava "o lado esquerdo".
Como isso significava o Mal, o Bem tinha de ser o lado direito...Portanto, o Diabo é canhoto!
E no budismo, Buda diz que o caminho para o Nirvana (o estado puro e da salvação) se divide em duas partes: o da mão esquerda, que é a maneira errada de viver e deve evitar-se e, claro, o da mão direita, que é o certo...
E no antigo Egipto, o deus Set era chamado "o olho esquerdo do Sol" e era considerado o mal e o Diabo. Claro que o bonzinho era Hórus, o deus da vida, chamado "o olho direito do Sol".
E Ainda..

Em Marrocos acredita-se que os canhotos são demónios ou pessoas malvadas.
Na Escócia, entrar com o pé esquerdo significa trazer o Diabo. Bom, não é só na Escócia... É bem conhecida a expressão "entrar com o pé direito"?
Quando se encontra um canhoto à terça-feira de manhã dá azar!

Mas...
Apesar de tudo ser Canhoto é normal.
Apesar de ainda não haver explicação para que 8% da população mundial seja Canhoto, ser Canhoto é normal.
Uma pessoa é esquerdina quando os seus principais comandos cerebrais estão no hemisfério direito, ou seja, o hemisfério direito do cérebro controla os comandos esquerdos(a mão,o pé...).
...
Mas os esquerdinos também encontram algumas dificuldades no dia-a-dia sendo que vivemos num "Mundo Direito".
Eu, sendo esquerdina, sempre tive algumas complicações em cortar com uma tesoura. E também porque ninguém me deu uma tesoura apropriada para mim quando estava na escola.
E quantas vezes não estava eu na escola, com dificuldade em escrever, porque as cadeiras só têm apoio do lado direito?
E na vida adulta quando tiver de tirar a carta de condução terei de aprender a mudar a marcha do carro usando a mão direita.
E nos bancos e repartições públicas as canetas presas por cordões estão sempre do lado direito dificultando escrever para o canhoto.
E também quando utilizo o rato do computador troco sempre os dois botões por ter de usar a mão esquerda.
Mas também apesar disso

Existem nomes como:
Albert Einstein
Joanna d'Arc
Beethoven
Napoleão Bonaparte
Isaac Newton
Miguel Ângelo
Neil Amstrong
Picasso
Tom Cruise
Julia Roberts
Aristóteles
Leonardo da Vinci
Todos eles canhotos...

Ser canhoto não é ser defeituoso ou inferior – é ser uma pessoa com as mesmas capacidades de inteligência e de trabalho e, portanto, com os mesmos direitos que os outros têm. É, pois, um ser humano que deve gozar desses direitos, em condições de total dignidade. E mesmo apesar das dificuldades, ser canhoto é engraçado, ser canhoto é ser especial por ser uma minoria que marca a Diferença.

1 comentário:

Jéssika Sinister disse...

Não concordo quando vc fala q ser canhoto é engraçado... onde esta a graça nisso???
Ser canhoto é ter personalidade!
É fazer diferente, e ser tão bom quanto.
O homem apenas tem medo do nao conhece ou do nao pode explicar.
Nos canhotos somos a exceçao, somos uma tecnica aprimorada!