A revolução industrial impulsionou o aumento da produção e do consumo nos países ocidentais. A chamada sociedade de consumo trouxe benefícios tais como a escolarização de massas, melhoria das condições dos trabalhadores, generalização dos cuidados de saúde primários, maior participação dos cidadãos e elevação no padrão do nível de vida. No entanto continuam a agravar-se alguns dos efeitos negativos, tais como a marginalização de certas camadas da sociedade, caos urbanístico, perda dos valores tradicionais, degradação ambiental e uma necessidade "imperiosa" de aumentar a produção e o consumo de bens inúteis.
Esta necessidade de consumir cada vez mais reflecte-se no dia-a-dia das famílias, pelo que é necessário fazer um orçamento familiar, planificando as despesas, as poupanças, o crédito e o rendimento. Este último é um factor regulador do consumo, que é, por sua vez, influenciado pela moda, pressão do grupo e de amigos e pela publicidade que faz com que o consumidor perca o autocontrolo, consuma de forma irreflectida e por impulso, levando-o mesmo a pensar que a qualidade de vida consiste no ter em detrimento do ser.
3 comentários:
Saudações
O nosso grande problema exposto em palavras de forma directa, e que a maior parte das pessoas continua sem querer ver.
Agradecido por colocares tão bem em palavras o que também eu sinto...
Dá a impressão de que a sociedade nos anda a "distrair" de nós próprios para proveito de alguns, poucos, barões que nos levam o dinheiro (força de trabalho, tempo) e as nossas energias...
Continua assim, é bom ver que há pessoas atentas :)
Knight_Derfel
"Há sempre LUZ dentro de nós"
Saudações
Desculpa, mas lembrei-me de um post que eu tinha colocado no meu blog há algum tempo. Não sei se viste, mas tem TUDO a ver com este teu post. Assim, deixo aqui o link. Tem lá um pequeno filme que espelha bem a filosofia "suicida" desta nossa sociedade de consumo.
http://hasempreluzdentrodenos.blogspot.com/2008/09/histria-das-coisas.html
Fica bem
KD
Obrigada pelo comentário, Derfel.
Quanto ao post do teu blogue, eu por acaso não o tinha visto, vi agora e gostei muito!
É uma boa forma de abrir os olhos de quem não quer ver!!!
Sudações,
Elisa Encarnação
Enviar um comentário