31 de outubro de 2008

Halloween


O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.

Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.
Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.

Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (doce ou travessura), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.


Depois deste texto desejo a todos uma óptima noite de Halloween com muitos doces para saborear!!

25 de outubro de 2008

Lost weekend de Rui Pires Cabral


Um dia é maior do que a soma
das suas horas
, às vezes comporta
todos os invernos e as estações assombradas
pelos prejuízos do prazer.

Eu e tu, que desculpa ainda nos justifica?
A cidade não foi feita para as nossas pretensões,
está apenas alastrada por dentro de nós
, crispação
de pedras e espinhos no laço desfeito entre as veias.

Adiantamos o corpo aos rolamentos da noite,
é a própria razão que nos ilumina os atalhos
para o esquecimento.
Um ano inteiro não será suficiente
para tudo o que não nos acontece.

Um poema de Rui Pires de Cabral… Este poema tem a particularidade de ter três frases que acho simplesmente fantásticas e que (embora por outras palavras) já me atravessaram mais do que uma um vez o pensamento (ou o espirito), são essas as frases marcadas em itálico. Espero que o apreciem tanto como eu.

21 de outubro de 2008

Sociedade de Consumo


A revolução industrial impulsionou o aumento da produção e do consumo nos países ocidentais. A chamada sociedade de consumo trouxe benefícios tais como a escolarização de massas, melhoria das condições dos trabalhadores, generalização dos cuidados de saúde primários, maior participação dos cidadãos e elevação no padrão do nível de vida. No entanto continuam a agravar-se alguns dos efeitos negativos, tais como a marginalização de certas camadas da sociedade, caos urbanístico, perda dos valores tradicionais, degradação ambiental e uma necessidade "imperiosa" de aumentar a produção e o consumo de bens inúteis.
Esta necessidade de consumir cada vez mais reflecte-se no dia-a-dia das famílias, pelo que é necessário fazer um orçamento familiar, planificando as despesas, as poupanças, o crédito e o rendimento. Este último é um factor regulador do consumo, que é, por sua vez, influenciado pela moda, pressão do grupo e de amigos e pela publicidade que faz com que o consumidor perca o autocontrolo, consuma de forma irreflectida e por impulso, levando-o mesmo a pensar que a qualidade de vida consiste no ter em detrimento do ser.

15 de outubro de 2008

Canhotos...


Ser Canhoto...

Desde a mais remota idade que o Canhoto vem sofrendo da sua condição. Só porque o destro era e é maioria, o Canhoto foi estigmatizado, sem dó nem piedade.
Excepção à regra é o grego, que foi o único a favor da esquerda, no que se refere ao sinónimo. O termo grego que designa a mão esquerda, tem o sentido de “melhor”.
Será que o Canhoto passou a ser perseguido a partir do dia em que os seguidores de Maomé chegaram ao ponto de afirmar que Deus tem duas mãos direitas?E por que será que a mão esquerda incomoda tanto os destros? Será porque nos textos antigos se estabelece toda uma duradoura ligação do lado esquerdo com o pecado e a tentação?
...
Sabe-se que na idade média a Inquisição iria matar todos os canhotos como praticantes de bruxarias.
E nos países muçulmanos e na Índia, as pessoas não comem usando a mão esquerda, porque é E diz o livro sagrado dos judeus que o Diabo tinha um comandante, o príncipe dos demónios, cujo nome significava "o lado esquerdo".
Como isso significava o Mal, o Bem tinha de ser o lado direito...Portanto, o Diabo é canhoto!
E no budismo, Buda diz que o caminho para o Nirvana (o estado puro e da salvação) se divide em duas partes: o da mão esquerda, que é a maneira errada de viver e deve evitar-se e, claro, o da mão direita, que é o certo...
E no antigo Egipto, o deus Set era chamado "o olho esquerdo do Sol" e era considerado o mal e o Diabo. Claro que o bonzinho era Hórus, o deus da vida, chamado "o olho direito do Sol".
E Ainda..

Em Marrocos acredita-se que os canhotos são demónios ou pessoas malvadas.
Na Escócia, entrar com o pé esquerdo significa trazer o Diabo. Bom, não é só na Escócia... É bem conhecida a expressão "entrar com o pé direito"?
Quando se encontra um canhoto à terça-feira de manhã dá azar!

Mas...
Apesar de tudo ser Canhoto é normal.
Apesar de ainda não haver explicação para que 8% da população mundial seja Canhoto, ser Canhoto é normal.
Uma pessoa é esquerdina quando os seus principais comandos cerebrais estão no hemisfério direito, ou seja, o hemisfério direito do cérebro controla os comandos esquerdos(a mão,o pé...).
...
Mas os esquerdinos também encontram algumas dificuldades no dia-a-dia sendo que vivemos num "Mundo Direito".
Eu, sendo esquerdina, sempre tive algumas complicações em cortar com uma tesoura. E também porque ninguém me deu uma tesoura apropriada para mim quando estava na escola.
E quantas vezes não estava eu na escola, com dificuldade em escrever, porque as cadeiras só têm apoio do lado direito?
E na vida adulta quando tiver de tirar a carta de condução terei de aprender a mudar a marcha do carro usando a mão direita.
E nos bancos e repartições públicas as canetas presas por cordões estão sempre do lado direito dificultando escrever para o canhoto.
E também quando utilizo o rato do computador troco sempre os dois botões por ter de usar a mão esquerda.
Mas também apesar disso

Existem nomes como:
Albert Einstein
Joanna d'Arc
Beethoven
Napoleão Bonaparte
Isaac Newton
Miguel Ângelo
Neil Amstrong
Picasso
Tom Cruise
Julia Roberts
Aristóteles
Leonardo da Vinci
Todos eles canhotos...

Ser canhoto não é ser defeituoso ou inferior – é ser uma pessoa com as mesmas capacidades de inteligência e de trabalho e, portanto, com os mesmos direitos que os outros têm. É, pois, um ser humano que deve gozar desses direitos, em condições de total dignidade. E mesmo apesar das dificuldades, ser canhoto é engraçado, ser canhoto é ser especial por ser uma minoria que marca a Diferença.

13 de outubro de 2008

Um Sorriso...


"Sorriso é coisa que não se deve poupar, mesmo com dor, pois um sorriso pode ser uma luz no infinito para alguém que está perdido, para alguém que nunca teve um carinho, para quem nunca soube o que é sorrir, mesmo com dor... o sorriso é o vento levando a tempestade para longe...”
P.S - Este dedico-te Daniela, é tão fofinhoooooo

12 de outubro de 2008

Ana Carolina e Seu Jorge... Comparsas...





Papagaio que acompanha João-de-Barro se enrola... vira ajudante de pedreiro!"


hehe gostei dessa!!!

9 de outubro de 2008

Tapeçaria


Pano grande e grosso, tecido sem nós, utilizado como revestimento decorativo das paredes. Distingue-se do tapete não só pela sua função decorativa mural e correspondente concepção estética, mas também pela técnica de confecção. O tecido não apresenta nós, sendo constituído pelo cruzamento de uma urdidura e de fios de trama coloridos. O mais antigo conhecido é o Egípcio, de linho, e remonta a 1400 a.C. Grandes artistas desenharam cartões para tapeçarias. Famosas as tapeçarias francesas dos Gobelin. Em Portugal a de maior renome é a de Portalegre.

2 de outubro de 2008

Lá no fundo do mar...


Está tudo dito, não!?
P.S - Não fui eu que pintei nem eu que escrevi, foi a minha amiga Carolina. Por este meio venho agradecer mesmo do fundo do coração e ela por todo o apoio que me deu, e é claro á minha grande amiga Daniela (ou mais conhecida por Kleinexa) pela compreensão e pela ajuda que me tem dado até agora!
OBRIGADA