2 de dezembro de 2007

Sintra

"Sintra a Mui Prezada"

"Sintra, com a sua imponente serra salpicada de palácios, igrejas e quintas senhoriais, que se estende em ondas de verde até ao oceano, o fascínio dos aglomerados urbanos da Vila Velha, da Estefânia e das aldeias que dão colorido à charneca saloia, constitui, sem dúvida, um local privilegiado por excelência de inegável beleza e interesse cultural e natural.
De facto, o concelho de Sintra apresenta uma situação ímpar no tecido histórico e geográfico de Portugal, pois, a juntar ao majestoso enquadramento natural, existe nele vestígios valorosos da evolução humana em todas as fases do seu fluir histórico. É a Pré-História, com o fabuloso conjunto de tholoi e antas. É a ocupação romana, de que frutificam resíduos de villae senhoriais, enriquecidas por múltiplos espólios arqueológicos, em que se destaca São Miguel de Odrinhas. É a época muçulmana, que legou as azenhas, o linguajar, e, sobretudo, o Castelo dos Mouros. É a Idade Média, a fazer crescer o centro urbano de Sintra dominado pelo Paço Real, e a serem erigidas formosas igrejas de estilo gótico, como Stª Maria. É o Renascimento, com as consequências do período áureo da expansão portuguesa a fazerem-se sentir nas formosas obras manuelinas do Paço Real ou na edificação do Mosteiro de Nª Srª da Pena; é o tempo dos brilhantes saraus palacianos, onde pontificam Luísa Sigea e as representações vicentinas; é a fase das construções aristocráticas como a Quinta da Penha Verde ou o Solar dos Ribafria. É, acima de tudo, o capítulo do Romantismo, a ver nascer o Palácio da Pena - fruto dos sonhos de um rei artista, D. Fernando; as quintas de Monserrate, do Relógio e da Regaleira; os frondosos Parques da Pena e de Monserrate; enfim, um brilhante ciclo revivalista que iria transformar, de uma forma marcante e sedutora, o tecido paisagístico sintrense.
Por tudo isto, acrescido dos bons ares e das brumas de indizível mistério, Sintra ainda é, como a considerou Robert Southey, «o mais abençoado lugar de todo o globo habitável». Assim, e no sentido de uma maior divulgação destes valores patrimoniais que são agora pertença da Humanidade, elaborou-se três itinerários possíveis, numa tentativa de abarcar diversos pontos de interesse da região onde, cada um por si ou todos juntos, possam oferecer ao visitante uma perspectiva das vivências sociais, do deslumbramento natural e da importância histórica de Sintra."
Visitar Sintra vale sempre a pena.
Fonte: Câmara Municipal de Sintra

Sem comentários: