19 de março de 2008
Hoje é Dia do Pai
O Dia do Pai celebra-se a 19 de Março.
Por que é que calha nesta data?
É porque este é o dia de S. José, o pai de Jesus. Assim faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo.
S. José, marido de Maria, era carpinteiro e vivia na cidade de Nazaré, na Galileia. Ao que parece, era um bom homem e aceitou ser o pai de Jesus.
A sua história vem contada na Bíblia.
O culto a São José começou no século IX.
Não se sabe ao certo em que data José nasceu ou morreu, mas o papa Gregório XV, em 1621, referiu a data de 19 de Março como a da sua morte.
E assim ficou a ser o seu dia!
Tornou-se também o santo padroeiro (protector) dos carpinteiros, pela profissão que tinha.
O nome José vem do hebreu (Youssef) e significa "que Deus acrescente".
E ser pai?
Ser pai é algo muito importante.
É uma alegria, mas também é uma grande responsabilidade.
É o pai que (junto com a mãe, claro) deve acompanhar, proteger, cuidar e ensinar muitas coisas aos seus filhos.
Deve ser justo, bom, estar presente sempre e ser carinhoso. Também deve ser firme e educar bem.
Atenção a todos os visitantes deste blogue: As mensagens antes do dia 31-10-2007 estão nos arquivos ELAS NÃO FORAM APAGADAS. Eu fiz essa mudança porque eu achei que 122 mensagens (eram todas as mensagens desde o inicio do blogue) eram demais para estar só numa página. Se alguem quiser consultá-las é só ir ao arquivo.
10 de março de 2008
Phyllis A. Whitney
Ela nasceu no Japão mas era filha de pais Americanos e gastou seu primeiros anos na Ásia. Whitney escreveu mais de setenta romances. Em 1961, seu livro O Mistério do Haunted Pool Edgar ganhou um prêmio da Mystery Writers da América para Melhor romance juvenil, em duplicada honra, em 1964, por O Mistério do Oculto Hand. Em 1988, o MWA deu-lhe um Grand Master Award de vida conquista. Whitney morreu de pneumonia em 8 de fevereiro de 2008, com idades compreendidas entre os 104.
E aqui fica uma foto da senhora:
1 de março de 2008
Feira dos Enchidos em Monchique...
A História do Concelho de Monchique
0 concelho de Monchique entra na História com a presença dos romanos nas Caldas de Monchique, atraídos pelo poder curativo das suas águas. Nos séculos seguintes, a serra foi-se povoando lentamente e no séc. XVI Monchique era já uma povoação suficientemente importante para merecer a visita do rei D. Sebastião (1554-1578), que pretendeu conceder-lhe o estatuto de vila.A tecelagem da lã e do linho - os sólidos sorrobecos, orianos e estopas dos tempos antigos - entre outras actividades, como as relacionadas com a madeira de castanho, contribuíram para a prosperidade e desenvolvimento de Monchique, de tal forma que em 1773 foi promovida a vila.As alterações económicas provenientes da industrialização significaram a perda da actividade têxtil e de outras manufacturas. Hoje, Monchique é vila airosa, virada para o turismo, com um artesanato activo e uma economia diversificada.